[Importante] Caro leitor, sinta-se a vontade em divulgar os textos aqui postados, referenciá-los e etc, só não se esqueça de mencionar a fonte, o autor e o link para o blog. Todos os textos são registrados. Obrigado!

domingo, 20 de julho de 2008

Amigos são limitados... Mas seus corações não precisam ser! [2008]

Cinco amigos. Não sei dizer como se conheceram, as circunstâncias vividas, qual a profissão de cada um... Não sei nem seus nomes; apenas sei que, num determinado momento e diante de uma dificuldade, eles estavam juntos! Esse episódio aconteceu numa cidade chamada Cafarnaum, ao norte do mar da Galiléia, um lugar que presenciou muitos milagres!

Um desses amigos tinha uma limitação física: não podia andar, se locomover, pois era paralítico. Os demais também tinham suas limitações, com toda certeza. De repente um deles não sabia jogar futebol; o outro era péssimo em matemática. Ainda outro amigo tinha medo de andar no escuro e, por fim, um ainda era meio preguiçoso. Limitações de um lado e de outro. E quem não as têm? Imperfeitos que somos, colecionamos limitações! Mas, cá para nós, quem mais sofria com a sua limitação?

Não poder andar, correr, ir ao mercado, passear, brincar. Sempre depender de alguém para as necessidades mais básicas. Sempre depender que alguém lhe estenda a mão, por amor ou pena. Não é fácil conviver com a dependência de outrem. É certo que a limitação física não é o fim, e pode ser exatamente o começo de uma nova vida, com mais valor e alegria, com superação e exemplo! Há pessoas fisicamente incapazes, mais capazes que muita gente dita perfeita!

Mas a nossa história continua... Todos na cidade conheciam esse pequeno grupo de amigos. A forma como se relacionavam, o respeito direcionado a cada um deles, o carinho com que lidavam com as diferenças uns dos outros. As limitações entre os verdadeiros amigos são plenamente entendidas, pois existe a consciência de que todo indivíduo é único e que para se conviver bem, é necessário abrir mão de alguns conceitos “negociáveis” para que o outro também encontre o seu lugar no grupo. Às vezes questões cruciais e de entendimento diverso precisam ser adiadas, em nome da velha e boa amizade. Afinal, há tempo para tudo debaixo do sol!

Um fato novo está para acontecer. A cidade está agitada. As ruas não cabem mais os tantos andarilhos. Ouve-se que há um notável Profeta na cidade. As multidões correm para ouvi-lo falar. Todos se aproximam e trazem seus enfermos para serem curados. A casa onde o Profeta se encontra está abarrotada de gente, não há espaço sequer para mover-se de lugar. A novidade chega aos ouvidos dos nossos amigos...

“O que esse Profeta têm que arrebata tantas multidões? O que Ele quer em nossa cidade? Dizem que Ele opera milagres, será mesmo? Dizem que curou um cego e um leproso. Dizem tantas coisas...” A mente de nossos amigos fervilha de questionamentos! “Deixa pra lá! Deve ser mais um desses enganadores que sempre aparecem por aqui!” Mas havia algo diferente nessa notícia... Os olhares da multidão, o alvoroço incomum, os testemunhos... Tudo parecia aproximar nossos amigos de um encontro com o tal Profeta! Um encontro que mudará para sempre a vida de todos!

“Será que Ele pode me curar? Vocês me levariam até Ele?” Com os olhos marejados, o amigo paralítico questiona os demais e insiste: “Vocês fariam isso por mim? Me levariam até o Profeta?” Por um momento não se ouve palavra alguma. O silêncio impera. Entre olhares, todos se perguntam: “Que pedido é esse? Vamos perder nosso tempo e ainda frustrar nosso amigo!” Nessa hora apresenta-se a mais cruel das limitações: a falta de FÉ!

Há um ingrediente mais necessário do que esse? Sem fé é impossível caminhar nessas estradas cheias de sobressaltos, vias expressas e corredores infindáveis, um emaranhado de acessos, curvas, pontes, níveis e desníveis que chamamos de VIDA! Ah... quando nos falta fé, desconfiamos demais, embrutecemos demais... Fincamos o pé e ninguém nos tira do terreno árido da descrença!

Mas, mesmo sem crer, nossos amigos atenderam ao pedido feito (afinal era o pedido de um amigo!). Enfrentaram a multidão e chegaram até a casa onde estava o Profeta. Por estar cheia demais, não puderam entrar pela porta, então nossos amigos acharam uma maneira nada convencional: arrumaram uma escada e subiram no telhado, tiraram algumas telhas e desceram numa maca o amigo paralítico aos olhos de todos! O Profeta curou o paralítico, que saiu andando, e também seus amigos, que passaram a CRER!

O tal Profeta da nossa história é JESUS, e o relato desse milagre está no capítulo 2 do livro de Marcos, na Bíblia Sagrada. Podemos tirar pelo menos uma lição de toda essa narrativa: Amigos são limitados, mas seus corações não precisam ser! Muito boa essa notícia, não?

Feliz Dia Mundial do Amigo!

[Mensagem escrita em comemoração ao Dia Mundial do Amigo, em 20/07/2008 – Texto registrado]

sábado, 19 de julho de 2008

Amigos, como amigos devem ser... [2007]

Demorei muito para aquietar o coração e escrever esse texto. Quando escrevo, costumo deixar mais do que tinta no papel, deixo alguns sentimentos, lágrimas até. Deixo, ás vezes, mais coisas do que devia. Mas, sinceramente, o que não devo mesmo é deixar de ser eu. Eu mesmo. "O pastorzinho de ovelhas, lutando para vencer seu gigante", "O alvo especial do amor de Deus". Pronto, cá estou.

Nesse momento não tenho amigos por perto. Fisicamente não. Mas no coração, tenho alguns... não muitos. Pelos meus "vinte e poucos anos" e tudo o que já vivi, deveria ter mais. Ou não. “Quantidade” não deveria encher nossos olhos mortais. Na realidade, nossas falhas não deixam muito espaço para tantas amizades. Certa vez ouvi que se uma pessoa, ao final de sua vida, relacionasse cinco AMIGOS em quem pudesse confiar, seria privilegiada! Com certeza a realidade pode ser diferente... “Qualidade”? A gente chega lá! A cada dia uma nova lição saindo do forno. A famosa escola da vida.

Por esses dias lembrei de um fato marcante. Num momento de desconforto e tristeza, o telefone toca. Um amigo. Não tinha como abraçar, chorar no ombro, dar uma volta, espairecer... Estávamos a quilômetros de distância. Depois de atualizarmos um ao outro com os poucos acontecimentos novos e partilharmos alguns dilemas, ouvi as seguintes palavras: "Não se preocupe, Deus está aí no seu sofrimento. Ele pára tudo, só para cuidar de você!"
Como chuva em terra ressequida, recebi aquela palavra. Falei “sei-lá-o-quê” e me despedi. Desliguei o telefone. Já não era mais o mesmo. Tinha um amigo de verdade. Distante, ok. Mas depois daqueles minutos, mais perto do que nunca!

Ah... como seria bom se amigos falassem mais (alguma palavra tocaria o coração); abraçassem mais (um gesto desses diz tudo, quando as palavras falham); chorassem mais (é mais fácil encarar a dor quando não estamos sós); rissem mais (a vida teria mais graça). Seria bom demais se não fôssemos tão comedidos, se não construíssemos tantas fortalezas de isolamento ao nosso redor. Seríamos mais "nós mesmos", sem rótulos, sem máscaras. Amigos, como amigos devem ser!

Talvez o telefone não tenha tocado para você. Nenhuma carta chegou, nenhum abraço, nenhuma palavra. Quando ouvi as palavras do meu amigo, imaginei uma folha de uma árvore caindo, em câmera lenta, e antes que tocasse o chão, o Senhor ordenava: "Pare, vou cuidar do meu filho agora". Tudo parou, o vento, o mar, as folhas, o Sol, toda a criação. Deus cuidou de mim. Porque Ele não faria o mesmo por você?

Deus está cuidando de você, como sempre cuidou. Seus olhos talvez estejam postos em outro foco. Redirecione-os e prepare-se. Seu telefone pode tocar ainda hoje!


[Mensagem escrita em comemoração ao Dia Mundial do Amigo, em 20/07/2007 – Texto registrado]

Amigos voam... [2006]

Seria tão bom se todos aqueles a quem amamos estivessem sempre por perto! Seria maravilhoso se ao dobrar a esquina nos deparássemos com aqueles amigos de infância, agora bem crescidos, tal como nós... Ah, iríamos rir á toa...

Se ao comprar o pão diário encontrássemos com aqueles amigos da faculdade... Ao atravessar a rua, cumprimentássemos os irmãos da Igreja... Tudo tão simples, tão pertinho, tão disponível... Coisa boa, não é? Mas não dá pra manter o nosso mundo perfeito por toda a vida...

Faz tempo que descobri que amigos têm asas... e voam sob a permissão do Pai. Nem sempre com um plano de vôo bem acertado, mas têm asas (fazer o quê?)... e voam!

Chega o dia que toda criança quer ganhar a rua, respirar fundo e correr, pular, brincar... As mãos não são mais pequenas e frágeis, agora podem abrir portas, andar com firmeza e até voar... Não se pode dizer onde vão pousar, a única certeza que temos é que se esse vôo for guiado por Deus, haverá sempre um terreno seguro para aterrissar.

Amigos voam mesmo... não há como impedi-los! A vida é cheia de surpresas, oportunidades, novos projetos e trajetos, novos horizontes, novos vôos... Mas é bom demais conferir o sucesso daqueles que perseveraram e, mesmo com a distância, guardam no coração os velhos amigos, os maiores sorrisos, as lembranças...

Ainda hoje me deparo com a agenda cheia de amigos-voadores, que se foram, conquistaram, cresceram... e que de vez em quando utilizam a tecnologia para dizer um alô, mandar um e-mail ou um simples recado por outro amigo: “Eu ainda estou vivo... e venci!”

Há o tempo certo de voar, tal como afirmou o sábio Salomão: “para tudo há uma ocasião certa”. O difícil mesmo é saber quando alçar vôo.

Você tem um sonho? Pode ser aquele de virar um astronauta e pisar na lua com a bandeira do Brasil... depois você muda o terreno...

Você tem um plano? Pode começar com aquele de se esconder atrás da porta, enquanto os amigos o procuram...(velhos tempos de pique-esconde), depois você aperfeiçoa...

Primeiro precisamos aprender a sonhar, por mais que tudo ao redor seja difícil demais. Vencida essa etapa, é só preparar o plano de vôo e apresentar ao Pai, que se encarregará de rasgar os céus e aprumar nosso caminho!

Todos nós ansiamos pelo dia de decolar! E ele sempre chega... Tomara que, quando estivermos nas alturas, não esqueçamos dos amigos cá embaixo, pois assim como o nosso dia chegou, o deles também chegará. Se nos for permitido voltar, será muito bom reencontrar os amigos que marcaram nossa história; se não, prosseguiremos, alçando vôos mais altos, mas com o coração sempre perto daqueles que amamos!


[Mensagem escrita em comemoração ao Dia Mundial do Amigo, em 20/07/2006 – Texto registrado]

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Procura-se um Amigo... [2005]

Dia desses estava dentro do ônibus, rumo ao trabalho, e numa das curvas avistei uma bela casa, grande e com um bonito jardim ao redor. Notei que a bela casa tinha andar superior, era bem murada e em seu portão de madeira havia um cartaz com os dizeres: “Procura-se um amigo”.

Realmente o que mais me chamou a atenção não foi a arquitetura da casa, o jardim maravilhoso, o muro... mas o cartaz de “Procura-se...”, que saltava aos olhos. Não sei se o dono da bela casa procurava um amigo-cão para ocupar seu quintal, ou se ansiava por um amigo-humano, de carne, osso e sentimentos, para ocupar um espaço especial em seu coração. Mas prefiro pensar sobre a segunda hipótese...

A carência de amigos reais é fato marcante em nossos dias. As pessoas sonham com amigos “ideais”, mas acabam optando por amigos virtuais (sem cara, sem graça e sem coração) e esquecendo dos prazeres de se cultivar uma amizade real, mesmo com todas as dificuldades que a acompanham.

Estamos nesse mundo para aprender a amar. Deus é amor e a nossa maior lição é amar. O fato é que não vamos dar conta do recado sozinhos, precisamos de pessoas por perto! Pessoas diferentes, extrovertidas, chatas, tímidas, alegres, compreensivas, egoístas, espaçosas, sorridentes... Simplesmente pessoas que Deus colocou ao nosso redor para que a lição do amor seja bastante prática.

Se estamos dispostos a aprender a amar, precisamos nos relacionar. A vida é feita de relacionamentos. E quando mesclamos uma dose de amor sincero aos nossos relacionamentos, deixamos uma marca nas pessoas, que o tempo nem a distância poderão apagar. São momentos juntos, lágrimas não-fingidas, tempo gasto sem arrependimento, palavras firmes e não “jogadas ao vento”, sorrisos fartos e sem temor do que possa beirar o “ridículo”, abraços apertados, olhos fechados em oração, pensamento sempre perto, mão sempre estendida e coração aberto... Isso sim é amizade!

Não se firme em definições aurelianas, empacotadas e prontas para presente... Prefira respirar fundo e ser amigo! Não se apegue a novas paisagens, prefira novos olhos, nova visão... Aprenda a amar e se relacionar da melhor maneira, e com o melhor método: amando e se relacionando!

Ao escrever estas palavras lembro de um amigo. Quem sabe você também não se lembrou de um... Se está perto ou longe, não sei... A certeza que tenho é que sempre posso me aproximar mais, até mesmo tocar pela fé e pedir em oração ao Pai que cuide, guarde, fortaleça...

Descobri que posso ir ao portão da bela casa (meu coração) e tirar o cartaz de “Procura-se”... Olhar ao redor e ver que não estou só, pois já encontrei o Amigo que procurava!


[Mensagem escrita em comemoração ao Dia Mundial do Amigo, em 20/07/2005 – Texto registrado]

Aquele a quem amas... [2004]

Leia João 11:3

Alguém foi a Jesus em favor de um amigo.
Quem era esse homem? Não sei dizer.
Qual o seu nome, sua aparência, suas vestes?
Creio que poucos notaram sua presença,
Não deram muito crédito a sua mensagem...

Jesus podia ajudar, então esse alguém foi.
Seu amigo estava doente, precisava de um milagre...
A jornada era longa, a mensagem simples.
Esse alguém sabia como achar Jesus, então foi ao Seu encontro.
Depositou toda a sua confiança Nele,
E entregou sua preciosa mensagem:
“Senhor, aquele a quem amas está doente.”

Missão cumprida: a mensagem foi entregue!
Jesus saberia o que fazer. E fez.
O amigo doente foi curado.
Da mesma forma que os cegos vêem, os aleijados andam,
os surdos ouvem e as boas novas são anunciadas!

Esse alguém foi de vital importância!
Seu nome? Pode chamar de Amigo.
Sua aparência? Uma mistura de coragem e ousadia.
Suas vestes? Um tecido muito fino chamado bondade.
Foi o que pude perceber...
Mas garanto que também tinha um coração repleto de amor e cuidado!

Quem fez o pedido não tinha mérito algum, mas quem ouviu foi Jesus!

Aproveite o dia de hoje e seja esse alguém!
Leve a mensagem, interceda por um amigo!
Se está perto ou longe, seja você o portador diligente e entregue a Deus
Sua mensagem de amor, de cuidado, de saudade... em favor de um amigo!

Mesmo que as pessoas não se importem pelo que você tem a dizer,
Deus sempre se importará!
E Ele ouve cada palavra, pois suas orações são como jóias preciosas!

Não perca tempo... Leve a mensagem!


[Mensagem escrita em comemoração ao Dia Mundial do Amigo, em 20/07/2004 – Texto registrado]

sábado, 12 de julho de 2008

Construindo uma amizade [2003]

Compreender o verdadeiro significado de “ser amigo”, ás vezes, leva um bom tempo! Algumas pessoas precisam de uma vida toda para poder entender, enquanto outras, apenas um abraço é suficiente!

Quando ainda somos pequenos, amigo é aquele que brinca conosco, e mesmo sendo apenas colega, chamamos de amigo. Mas aí crescemos, e descobrimos que amigo é bem mais que colega! É aquele que está sempre perto, mesmo estando um pouco distante fisicamente, mas perto no pensamento e coração! E acaba aparecendo onde menos esperamos...(não tem como terminar uma oração sem pedir a Deus por nosso amigo).

Com o tempo, descobrimos também que amigo é aquele que ajuda, consola, e se bobear, até chora junto com a gente! Um amigo entende o nosso “papo”, e logo fica ‘expert’ em saber o que estamos pensando, somente pela nossa expressão ou olhar!

Mas nem sempre os amigos da infância estão por perto... Tanta coisa mudou, o mundo mudou e nós, também, mudamos! Surgem outros amigos, outras frases, outros sorrisos e abraços... Mas o Amigo verdadeiro nunca sai do pensamento!

Muito mais difícil que conquistar é, a cada dia, manter-se amigo! Em cada situação, em cada estação... A primavera passa rapidamente, época cheia de sorrisos fartos e alegrias; o verão se aproxima e as andorinhas se unem... O outono leva consigo nossas folhas de proteção e o inverno deixa-nos expostos ao vento frio... Mas se temos amigos, podemos nos congratular, seja em qualquer situação!

A cada dia, a amizade é fortalecida, seja por um aperto de mão, um abraço... É mais um tijolo que colocamos na construção da nossa amizade! E certamente vale a pena patrocinar essa empreitada, construir o que é bom e desconstruir tudo aquilo que, realmente, nunca nos levou a nada...(“as fortalezas” de pensamentos ruins, “as muralhas” do mau humor, etc.)

A vida sem amigos torna-se mais difícil do que imaginamos! Tudo bem que encontrar essas qualidades num ser humano é complicado, mas ainda existem pessoas que merecem ser chamadas de Amigos! São pessoas que amam e conhecem a Deus! E o que é melhor, são amigos de Deus, pois obedecem Seus mandamentos!

O maior exemplo para nós é o próprio Filho de Deus: Jesus, Ele sim é o Amigo Ideal! Toda a diferença encontra-se no fato de que Ele escolheu nos amar e ser nosso Amigo, e não o contrário! “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (S. João 15:13)

Pensando bem, realmente não faltam motivos para comemorar-mos esse dia!

[Mensagem escrita em comemoração ao Dia Mundial do Amigo, em 20/07/2003 – Texto registrado]

sexta-feira, 11 de julho de 2008

O verdadeiro Amigo [2002]

Imagine um mundo sem amigos... Com certeza seria um mundo de pessoas frias e sem confiança, um mundo sem companheirismo e união, um mundo de pessoas ‘por si mesmas’ e completamente sós! Mais ainda bem que um Amigo veio ao mundo e nos chamou de ‘amigos’, levando-nos a experimentar o inimaginável! Sem reservas abriu-nos seu coração, revelando a verdade e dando-nos a vida!

Veio participar da nossa vida; veio mudar a nossa vida, e por amar-nos tanto, deu-nos sua vida! Simplesmente não há maior amor do que este! Ele é o grande Amigo; o que dá a vida pelos seus amigos.

Nada sai do controle de suas mãos! “Nem um passarinho cairá em terra sem a vontade de vosso pai”, disse. E ele quer sempre se chegar a nós! Tão perto, que realmente o sentimos como “um de nós”... E se vê-lo é questão de amar, então o céu não está tão longe de nós como pensamos... podemos experimentar um pouquinho desse céu em plena terra! Sem qualquer receio, pois o perfeito amor lança fora o temor...

Ele molda o nosso caráter, o nosso modo de viver a vida... Quer que sejamos simples, no mais perfeito significado! E estando na condição de amigos, somos chamados a ver tudo com outros olhos: os olhos da fé. Olhos que vêem em um pardal a providência do pai; para Ele havia um reino num grão de mostarda...

Ele nos dá a oportunidade de aprender o amor! A vida é justamente o campo para que possamos treinar... E quando encontramos alguém que nos permite aprender amar, dando-nos espaço para chorar e sorrir, o chamamos de amigo!

Quanto mais amamos um amigo, tanto mais amaremos o que ele ama e aborreceremos o que ele aborrece... E assim, conhecendo-o a cada dia, a cada momento, percebemos que o amor é bem mais do que pensamos, é algo divino! E quando deixamos que as nossas fraquezas sejam vistas pelo nosso amigo, é porque confiamos e sabemos que não irá apontar-nos em meio a multidão, irá sim, nos ajudar a reparar cada defeito! É a confiança em seu mais alto estágio!

E, se podemos contar com o grande Amigo, estando Ele em nós, e nós a cada dia mais perto Dele, então venceremos por fim! Receba esse amor, receba esta amizade, que não se esquiva quando é preciso sacrificar a vida pelos amigos...

Esse é o verdadeiro Amigo, em quem podemos confiar! O Amigo de todos os momentos, o amigo indispensável... Jesus, o Amigo fiel!

[Mensagem escrita em comemoração ao Dia Mundial do Amigo, em 20/07/2002 – Texto registrado]

sábado, 5 de julho de 2008

Para você, amigo! [2001]

Já se ouviu que “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”.
Mas amigo é muito mais do que foi expresso na canção!
Exemplos não faltam de amizades que superavam pensamentos humanos...
Moisés falava cara a cara com o Senhor, como qualquer fala com seu amigo...
Abraão, pela boca do próprio Deus, foi chamado seu amigo...

Ser amigo é algo belo e puramente simples!
É conhecer, se importar com as pessoas mesmo que não obtenha retorno!
“Ao que está aflito deve o amigo mostrar compaixão!”.
Deve o amigo mostrar ser leal,
Deve o amigo mostrar ser Amigo!

É bom ser amigo nas horas de alegria, de confraternização...
Mas é melhor mostrar-se amigo nas horas tristes.
Lembra do exemplo de Jesus?
“O nosso amigo Lázaro dorme, mas vou desperta-lo do sono”.
O amigo de Jesus estava morto...

Ser amigo também é saber ouvir.
Ouvir problemas e bênçãos, e sorrir...
Se possível aconselhar, ou então dizer “não sei”, simples assim!
Saber peneirar as informações,
Pois o difamador separa os maiores amigos...

Ser amigo é confiar e saber que ninguém é perfeito,
É saber perdoar, sempre!
É mostrar um sorriso a quem precisa,
Estender a mão a quem está caído,
Abraçar a quem quer um consolo!

E poder contar contigo é maravilhoso!
Mas se a adversidade vier e lágrimas rolarem, lembres que não estás só!
Tens um Amigão que está ao seu lado, sempre!
Não descuida o olhar de você um segundo sequer...O Seu nome é JESUS!
Cultivar essa amizade será uma missão nossa!
Desafio tão prazeroso quanto ter conhecido você!
Parabéns, Amigo!

[Mensagem escrita em comemoração ao Dia Mundial do Amigo, em 20/07/2001 – Texto registrado]

Amizade [2000]

Amizade não é coisa que se força para acontecer... não precisa! Ela brota naturalmente, seja num simples aperto de mão, num sorriso, num abraço, etc. Ela acontece porque tem que acontecer, e quando é verdadeira, resiste ao mau humor, ás fofocas e intrigas, e até mesmo á distância... Ninguém precisa provar se é ou não Amigo, dá pra se sentir...

Amigo não é só aquele que ri com você, brinca, se diverte. Amigo também é aquele que chora, que se aborrece, por que não? Afinal, somos humanos, temos nossas diferenças... O amigo fica ali, sempre perto, consolando e até mesmo chorando junto, se precisar... Um ombro amigo faz falta nessas horas...

Jesus disse aos seus discípulos que o servo não sabe o que vai no coração do seu senhor, mas o amigo sabe! Confidencia as suas alegrias e tristezas, pois sabe que pode confiar...

Se você que está lendo esse texto, tiver aí do seu lado um Amigo, dê-lhe um abraço bem forte e o parabenize pelo seu dia, que deve ser comemorado todos os dias...

Agradeça ao Pai, que é nosso melhor Amigo, pela vida desse outro amigo que você conquistou, pois é tão bom saber que temos com quem contar, seja nas horas felizes ou não, nos triunfos da vida ou nas derrotas, nunca estamos sós...

É maravilhoso saber que você está aí... Amigo!

[Mensagem escrita em comemoração ao Dia Mundial do Amigo, em 20/07/2000 - Texto registrado]